Visite-nos

Visite-nos
ENDEREÇO: Rua José Simões n48 Jd.Reflorenda Botucatu SP Contato: (14)38147587 Facebook:Fraternidade Missionária da Divina Providência Skype:webradioetvasfa
Participe da maior celebração da fé cristã:
Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo


A Quaresma (esses 40 dias que antecedem essa grande celebração) nos proporciona momentos de recolhimento, humildade, reconhecimento de nossos pecados, fortes orações, enfim; à conversão. 

Em nossa Paróquia, você é e está convidado a participar da Procissão da Penitência que acontece toda sexta-feira da Quaresma, às 06h, saindo da Igreja Matriz, percorrendo diversas ruas em diferentes bairros, contemplando os mistérios dolorosos do Santo Terço.

As celebrações da Semana Santa em nossa Comunidade prometem promover um real encontro com esse Deus que se fez humano e que, amou tanto o mundo a ponto de se entregar a cada um de nós. Com uma programação bastante extensa, queremos nos aproximar mais do amor de Deus e dar o nosso testemunho do “Eu vim para servir” (CF 2015).

A Semana Santa começa no "Domingo de Ramos". Como em Jerusalém, recordamos a entrada triunfal de Jesus e O aclamamos como Rei. Esta Celebração é iniciada em um local distante de onde será celebrada a Missa que, muda de caráter passando a celebrar a "Paixão de Cristo". O mesmo povo que aclamava Jesus como rei agora pede para que Ele seja crucificado. Neste ano, a bênção dos ramos acontecerá às 19h no estacionamento do Cemitério Municipal seguida da Procissão Solene até a Igreja Matriz, onde acontece a Santa Missa.

Na segunda-feira, às 20h, acontece a Missa do Perdão. Já na terça-feira, as famílias de nossa Comunidade são convidadas para participar da Santa Missa às 20h com uma bênção especial. Segundo nosso Pároco, Padre Delair, haverá uma surpresa em uma dessas celebrações.

Quarta-feira Santa, o Povo de Deus da Arquidiocese de Sant’Ana de Botucatu é convidado à reunir-se em torno de um mesmo Altar. É a Missa Solene dos Santos Óleos que será presidida pelo nosso Arcebispo, Dom Maurício Grotto de Camargo às 19h30 na Catedral de Botucatu e, concelebrada por todos os sacerdotes da nossa Arquidiocese. Padre Delair estará presente para receber os Santos Óleos para a nossa Paróquia. Para os fiéis que não puderem participar da Santa Missa na Catedral, haverá a Celebração às 20h na Igreja Matriz.

Na quinta-feira, a Igreja celebra com festa, a Instituição da Eucaristia - dia memorável em que Jesus Cristo resume nossa missão a um único mandamento: "Amai-vos uns aos outros como eu Vos tenho amado". E esse amor foi tão grandioso que, Ele se entregou por nós na Cruz para nos salvar. Esta Missa inicia-se com festa, às 20h, entoam-se cânticos de louvor e tocam-se sinos, pois, Jesus institui a Eucaristia que é o maior mistério da nossa fé e que, apenas os Sacerdotes podem realizá-lo. O Sacerdote repete o mesmo ato de Jesus: Lava os pés do povo (representando os discípulos). Após a Missa, o "Corpo de Cristo" será transladado até o Salão de Festas para a adoração. O local será preparado com muito carinho para este momento de fé. A Igreja é desnudada. Toalhas, flores e, qualquer outro paramento litúrgico é retirado do presbitério. Jesus será adorado durante toda a noite e dia seguinte.

A sexta-feira da "Paixão do Senhor" é o único dia em que não acontece Missa (sacrifício de Jesus - consagração) em nenhuma Igreja no mundo todo. Os fieis se alimentam da reserva eucarística consagrada na noite da Instituição da Eucaristia. Virada a madrugada de adoração e, parte do dia; os fiéis são convidados a vivenciar uma experiência inovadora através da procissão do encontro, (a tradicional procissão que acontecia na noite do domingo de ramos), foi transferida para a Sexta-feira Santa e acontecerá às 13h com o itinerário de costume. A procissão do encontro – uma das mais belas procissões da Igreja retrata o doloroso encontro entre Maria (mãe) e Jesus (filho) enquanto Ele caminha até o Calvário para ser crucificado. O ápice da Sexta-feira Santa acontece às 15h com a Celebração da Paixão e Morte de Jesus. A Igreja reza por várias intenções, entre elas pela Unidade dos Cristãos. Às 19h, a tradicional Procissão Luminosa com a imagem do Senhor Morto toma conta das ruas  da cidade.

O sábado da "Vigília Pascal" é marcado pela bênção do fogo novo. Às 19h30, o Círio Pascal será aceso na Praça da Igreja Matriz. Essa nova chama do Círio Pascal acompanhará os principais Sacramentos e Bênçãos da Igreja (Batismo, Crisma, Exéquias) durante o ano de 2015, bem como todo o tempo pascal. Os fiéis são convidados a entrar na igreja com as velas acesas para a Proclamação da Páscoa. Nesta celebração as imagens são descobertas, entoam-se hinos de louvor, repicam-se os sinos, toda a igreja é ornamentada com flores e paramentos litúrgicos brancos e são renovadas nossas promessas batismais.

Domingo de Páscoa não significa apenas chocolate. Significa vida nova, ressurreição. É o primeiro dia da semana. Dia em que Jesus Cristo "sai" do sepulcro e se mostra vitorioso sobre a morte. Ele visita os Apóstolos e vive para a vida eterna. Esta é a maior e mais importante festa do cristianismo. É por este mistério que, nos reunimos e acreditamos em Jesus; esperamos Sua segunda vinda gloriosa para julgar os filhos desse Deus tão misericordioso que nos enviou Seu Filho amado para nos resgatar. Às 19h30 acontecerá a Procissão da Ressurreição seguida de Missa Solene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário